Sobre o Curso

O Engenheiro Civil é um empreendedor. Transforma materiais brutos em estruturas úteis para o homem; pensando na qualidade, segurança, funcionalidade e economia. A sólida formação técnico-científica e administrativa do Engenheiro Civil possibilita sua atuação crítica e criativa frente às demandas da sociedade, considera aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

Nosso objetivo é formar profissionais na Área de Engenharia Civil, com sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos e sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O engenheiro civil, formado pela FTC, estará apto a responder quantitativa e qualitativamente aos anseios de desenvolvimento da sociedade. A sólida formação técnico-científica e profissional geral capacita este profissional a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Esta visão considera aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O profissional estará habilitado a aplicar o método científico para a análise e solução de problemas pertinentes à sua área de atuação.

Engenharia Civil – Bacharelado

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro Civil está em constante crescimento. O aluno, ao sair da graduação, encontra grandes oportunidades de trabalho e ótimos salários. Os profissionais formados em Engenharia Civil são responsáveis por planejar todo tipo de construção e garantir a durabilidade do mesmo.

A profissão de engenheiro civil está em alta no mercado de trabalho, principalmente no Brasil, devido às obras relacionadas com a Copa do Mundo, com as Olimpíadas e com o projeto federal do Minha casa, Minha vida. Todas essas construções requerem mão de obra especializada, desde o seu planejamento até a sua finalização e manutenção. Vale lembrar também que há diversas oportunidades para o jovem profissional, desde da criação de sua própria construtora, ou mesmo trabalhar no setor privado ou público.

Salário inicial

A Lei da Confederação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos (CONFEA) estabelece que para profissionais que tenham dedicação diária de 6 horas o salário mínimo fixado é de 6 vezes o valor do salário mínimo vigente no país. Para profissionais que tenham dedicação diárias superior a de 6 horas por dia será de 6 vezes o valor do salário mínimo mais o acréscimo de 25% para as horas excedentes.

O curso

Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso.

fluxograma-com-prc3a9-requisitos-matriz-2014-1O que você pode fazer

Construção urbana
Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações
Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais
Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos
Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes
Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

Duração do curso: 5 anos
Turnos: Matutino e Noturno

2 comentários em “Sobre o Curso

  1. Com o crescimento constante da Construção Civil na região, praticamente todas as empresas, que prestam serviços desse tipo, têm alunos do curso de Engenharia estagiando em algum setor da construtora. Gostaria de ressaltar tal importância do nosso curso para Vitória da Conquista e cidades da região.

    Aldair Marinho, engenheiro civil e professor do curso.

  2. Eu gosto muito da engenharia civil. Espero que consiga uma vaga para cursar, mas tenho medo de que sature o numero de engenheiros na região, deixando o mercado mais competitivo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s